terça-feira, 31 de março de 2009

Possível teste.

Pois bem energumios da tarde, eu e o Hélder tomamos a liberdade de responder ao possível teste de História que vamos ter.
Aqui está o link para sacarem o teste em .jpeg e as possíveis respostas. Relativamente à 3.1, se algum de vocês nos puder ajudar relativamente a uma possível resposta, TODOS agradecemos obviamente.
Eis o link: https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&batch_id=UmNLNWNqVEhPSHhFQlE9PQ
Vai também uma imagem na pasta, que é a imagem relativamente ao ex 7 do teste. Arranjei-a com melhor qualidade na net, e que ajuda e muito na interpretação da mesma.

8 comentários:

Rodinhas disse...

lol parece que vou ter de te dar umas aulinhas para aprenderes a colocar uma hiperligação :)

Pathologist disse...

Bem, relativamente à 3.1, penso que o Hélder tem razão quando acha ser o Cubismo:

"O Modernismo em Portugal

Influencias do Cubismo e do Orfismo:

- Em Portugal a influência Cubista enquadra-se no chamado Primeiro Modernismo:

Amadeu de Sousa Cardoso (1887-1918) chega a Paris em 1909, e é o único artista português que vive directamente a aventura Cubista, conhece Modigliani em 1911, participa da exposição Der Sturm em Berlim de 1912 e no Armory Show em 1913 em Nova Iorque, E.U.A. Recolhe a experiência cubista no período de 1912/1917, realiza em 1916 uma única exposição, em Lisboa e no Porto, sob o título “Abstraccionismo” onde expõe 114 obras."

Pathologist disse...

7.2- O studium é, para RB, o “visível”, o objecto de análise geral nas fotografias: aspectos que determinam o contexto de uma época e/ou de uma cultura. É um outro tipo de olhar, mais analítico e, consequentemente mais cultural, relativamente ao punctum. O punctum é, por assim dizer, um ponto de fuga que nos capta especial atenção ao vermos uma imagem. O punctum será um detalhe que "salta" da fotografia para a nossa percepção e nos atinge com força, nos perturba o ambiente ou mesmo o studium. É como que um encantamento que surge repentinamente e inesperadamente a partir de um detalhe, deixando a pessoa surpresa.

João Paisagem disse...

discordo joão,

o cubismo é uma abstracção da realidade por meio de figuras geométricas (pintura), e na foto do Amadeu a única abstracção que eu vejo é a sobreposição de 2as fotografias (dupla exposição).

mas, hey... eu n estudei história d'Arte e nestas cenas costumo meter as mãos pelos pés

a pintura do Amadeu é cubista (assim me parece) mas as fotos...

I take Futurismo for 1 million dollars!

abraço

Pathologist disse...

Ando à horas a pesquisar sobre este Amadeu foda-se! Cheguei à mesma conclusão que tu: é futurista. Ah, o João Guilherme também o dizia.

João Paisagem disse...

hum e a cena da dupla exposição parece-me fazer parte da onda modernista que o futurismo pretendia.

A ideia de movimento tb pode ser uma justificação (a meu ver). A foto sobreposta da ideia de um virar a cara, movimento, continuidade no tempo.

Surrealismo está posto de parte por uma questão de datas

sandra disse...

pessoal em qué que ficamos relativemente a 3.1???alguem que me explica de forma resumida mas perceptivel
obrigada

João Paisagem disse...

para mim é futurismo.

Tá tudo nos meus comentários de cima Sandra!

cheguei a esta conclusão mais por exclusão de partes do que por certeza absoluta por isso n tenho akela certeza absoluta...